quinta-feira, 14 de maio de 2009

Um pouco de história sobre Chãs de Tavares


Casa dos Antigos Paços do Concelho de Chãs de Tavares

A localidade de Chãs de Tavares, hoje freguesia de Mangualde, chegou a ser sede de concelho entre 1114 e 1853. O primeiro edifício dos Paços do Concelho de que há notícia remontará conjecturalmente ao século XVI, sendo provável que tenha sido construído na sequência da atribuição do Foral Novo manuelino, em 1524. Sabe-se que a câmara mudou de sede em meados do século XVII, passando a casa a ser habitada pelos senhores do prazo de Chãs de Tavares, então José de Amaral Pereira e Mariana Cabral. Na segunda metade do século XVIII, quando o prazo pertencia a Francisco Cabral de Sacadura e Figueiredo, neto dos primeiros, a casa terá sido reconstruída na feição actual.
O imóvel ergue-se no extremo do largo da Igreja Matriz, e perto do lavadouro público, numa zona central da povoação. Os corpos dos edifícios principais e das dependências anexas são em cantaria de granito, em blocos regulares aparelhados, distribuídos em torno de um pátio interior rectangular, compondo uma pequena quinta.
A casa de habitação, de dois pisos, possui alguns elementos arquitectónicos interessantes na fachada principal, onde se destacam os cunhais apilastrados, os remates em friso, cornija e beiral duplo, e o portão nobre de acesso ao pátio, em arco muito rebaixado, com frontão contracurvado interrompido por um grande florão e encimado por uma concha de vieira. A única janela desta fachada é de verga recta, sublinhada por um ornato inferior, que é acrescento mais tardio. Por baixo desta janela, mas não exactamente a eixo, rasga-se uma porta de moldura simples.
Além desta, a única fachada descoberta é a esquerda, com outra porta de verga recta e janelas de peitoril. As construções anexas, quase todas de um só piso, são singelas dependências agrícolas, com acesso pelo pátio.
SML